quarta-feira, 28 de março de 2018

BLOG DO OLIVEIRA: O médico Gildásio Chaves fala sobre a saúde pública atual de Amarante do Maranhão.


O médico Gildásio Chaves publicou na manhã desta última quarta feira uma nota em que se diz estarrecido com o que vem acontecendo no município de Amarante do Maranhão, sobre tudo com a saúde da população.

“Estou estarrecido com o descaso da gestão da prefeita Joice com a Saúde publica do município de Amarante. Vejo com tristeza a situação do centro de parto normal. Uma obra conquistada, executada, concluída, equipada, inaugurada no finzinho do mandato da prefeita Adriana e depois inaugurada novamente no início do mandato da gestão atual.
Um ambiente perfeito para o atendimento a gestante e ao recém-nascido com conforto e segurança num parto normal assistido e humanizado com a presença do médico obstetra, enfermeiro obstetra, técnico de enfermagem capacitado, uma equipe multidisciplinar completa para dar assistência ao parto normal.


Essa estrutura toda está servindo de depósito, almoxarifado do hospital municipal e da secretaria de saúde. Enquanto isso os recursos de manutenção desse serviço estão entrando mensalmente nas contas da secretaria de saúde e o descaso acontecendo no hospital com prejuízos irreparáveis como perdas de recém-nascidos por falta de assistência ao parto. E o município quase perdendo esse convênio com o ministério da saúde por receber os recursos, não executar os serviços, não atingir as metas não prestar contas porque não tem como comprovar o que não foi executado. Lamentável! E o pior de tudo, o prejuízo pesa na cabeça de quem precisa desse serviço e é vítima desse descaso que é a população, sobretudo a mais carente.
Vejo também a situação do CAPS (centro de atendimento psicossocial) construído, equipado e inaugurado no finzinho da gestão da Prefeita Adriana que serviria para o atendimento ao portador de doença mental, dependentes químicos, etc. continua lá também fechado e a população que precisa desses serviços e o município como um todo no prejuízo. Esse programa de saúde pública também é mantido pelo ministério da saúde para a contratação de médico psiquiatra, assistente social, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, remédios. E todo mês o recurso entra nas contas da secretaria para a manutenção desses serviços. E quem tá no prejuízo é a população que usaria esses serviços, sobretudo a mais carente do município.

O SAMU é outro programa extremamente necessário no município, vem se arrastando em passos de jabuti, sem médicos, enfermeiros, técnicos capacitados como socorristas para socorrer com técnica, rapidez, eficiência e resolutividade uma vítima fatal até chegar ao hospital, seja de acidente, doença cardíaca ou outras situações graves em que o primeiro atendimento na sua grande maioria é o que garante a vida da vítima. “Ambulâncias quebradas etc.” O dinheiro entrando mensalmente nas contas da secretaria de saúde sem a prestação dos serviços como manda as normas do programa, o município de Amarante poderá perder também o SAMU.” Relatou Dr. Gildásio Chaves.
Gildásio disse ainda: “Se o município de Amarante perder essas conquistas que custaram muitas viagens a São Luís, Brasília, muitos embates políticos e disputas com outros municípios até maiores que o nosso aí será mesmo o fim e será um verdadeiro Deus nos acuda”.

Gildasio Chaves é considerado um grande líder politico no município de Amarante, como também em toda região, pois tem serviços prestados em vários municípios e até fora do estado. Gildásio é um médico filho de Amarante e que nunca esqueceu suas raízes independentemente de politica ele sempre serve a população sempre quando é preciso. O líder politico elegeu sua esposa Adriana Ribeiro por dois mandatos consecutivos como prefeita de Amarante e como preza pelo seu município, sente a necessidade de desabafar quando observa situações de descaso principalmente envolvendo a saúde da população.

O conteúdo d'BLOG DO OLIVEIRA é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

ATENÇÃO! Seu comentário está sujeito a aprovação do titular do Blog. Caso o comentário não contenha conteúdo ofensivo, com xingamentos e palavras de baixo calão com objetivo de ofender a terceiros, ele será prontamente liberado na pagina. Seu comentário NÃO representa a opinião do Blog e é de responsabilidade exclusivamente sua. Precisar-se, será utilizada a identificação por meio do IP para ter acesso a sua localização.

Compartilhe:
•SEJA PARCEIRO, ANUNCIE AQUI A SUA EMPRESA •

Copyright © | Direção: Dailton Oliveira | Blog do Oliveira | Suport/ 99 98271-8514