domingo, 22 de outubro de 2017

BLOG DO OLIVEIRA: Veja como foi à comemoração dos 64 anos de Amarante do Maranhão.

#@edefotos#@
Às 14:19Hs - Na semana que se comemora o aniversario de Amarante do Maranhão, foi cumprido uma vasta programação estabelecida pela Secretaria de Cultura na Pessoa do secretário Edson Machado e prefeitura da cidade onde quem fez a abertura da programação foi às igrejas evangélicas na noite de quinta feira. Já na sexta feira dando continuidade, houve-se uma missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus e logo após a missa um show ao canto de marcos Aurélio da cidade de Imperatriz Maranhão.

E no sábado 21 de outubro dia oficial do aniversário dos 64 anos da cidade de Amarante do Maranhão, o dia foi de muitas programações e comemorações, logo no começo da manhã aconteceu um passeio ciclístico que envolveu centenas de pessoas, crianças, jovens e adultos estiveram prestigiando e fazendo parte do passeio que percorreu ruas da cidade. Às nove horas da manhã foi dada uma largada na corrida de atletismo na avenida deputado Lá-roque, onde participaram homens e mulheres. Ainda fazendo parte da diversão houve a corrida de saco e corrida de jegue, onde até a prefeita municipal e vereadores fez parte do evento montando nos animais. Todas as competições tiveram premiações oferecidas pela prefeita.  

@#edefoto@#
A noite foi de muita festa e mais comemorações, o evento reuniu milhares de pessoas que lotaram a Praça Cicero Nascimento no centro da cidade, várias lideranças politicas fizeram-se presente na festa como os deputados Bira do Pindaré, Weverton Rocha, Antônio Pereira e o prefeito de Igarapé Grande Erlanio Xavier. Ao lado da prefeita Joice Marinho e seu esposo Dr. Marcone estavam os vereadores, Helinho, Sebastião, Aguiar, Perinha, Veinho do Flávioe e o presidente da câmara Vereador Netinho.
 
.No momento solene o hino de Amarante foi cantado por todos ali presentes, também foi lida uma rápida historia de emancipação politica de Amarante do Maranhão, onde foram citados os nomes de todos os administradores do município desde a emancipação até hoje. Os deputados Bira do Pindaré, Weverton Rocha e Antônio Pereira tiveram a oportunidade se falar ao povo de Amarante, onde em breve discurso parabenizou a todos pelos 64 anos da cidade. Atentos em seus pronunciamentos a população também teve a oportunidade de ouvir do nobre deputado Antônio Pereira uma emenda destinada por ele de quinhentos mil reais para a construção de uma praça pública para o município que segundo ele é um presente dado pelo aniversário comemorado da cidade, o deputado Weverton Rocha aproveitou e reforçou o compromisso para com o povo de Amarante, sobre tudo para os latifundiários que temem em perder suas terras. Bira do Pindaré também deu os parabéns ao povo e disse está ombreado no que compete o desenvolvimento de Amarante e Estado.



Marcone Dualibe, esposo da prefeita Joice Marinho cumprimentou todas as autoridades presente e também parabenizou o povo amarantino.

A prefeita Joice Marinho também fez seu pronunciamento parabenizando a todos os munícipes, desejando a todos uma ótima festa e ainda cortando o bolo simbólico onde o primeiro pedaço foi em oferecimento de toda à população.

O secretário de cultura Edson Machado agradeceu parcerias do governo do estado, prefeitura municipal e a todos os envolvidos na programação, como também agradeceu ao povo amarantino que se fazia presente desejando a todos uma boa festa e um feliz 64 anos de Amarante do Maranhão.

Depois dos pronunciamentos o povo brincou e pulou ao som das bandas Forró Devasso de Imperatriz, banda Moleca Sem Vergonha de Fortaleza Ceará e banda local Som da Terra. Segurança garantida ao comando do Major Alan da 3º Companhia Independente de Amarante.
A festa que durou até quase seis horas da manha foi aprovada pela maioria da população que se divertiu a valer, onde até o local que desta vez foi diferente, proporcionou uma confraternização aconchegante aos brincantes.

Blog do Oliveira

Breve Histórico

Os primeiros desbravadores do atual município de Amarante do Maranhão foram os lavradores Francisco Rodrigues dos Santos e José Cobiça que se fixaram na região, onde desenvolveram, de modo eficaz e persistente, as atividades agrícolas. Progressivamente, outros elementos foram chegando, permitindo o crescimento da população e ampliação das lavouras, dando uma novo dimensão ao lugar.

Mais tarde, chegou Cícero Nascimento, procedente de Tuntum, estabelecendo-se com um pequeno comércio, vindo a contribuir decisivamente para melhoria do povoado, evitando os constantes deslocamentos dos moradores em busca de gêneros de primeira necessidade.

Fatores outros vieram ensejar o crescimento da povoação e, dentre eles destaca-se a abertura de uma estrada carroçável, interligando Amarante ao município de Grajaú. Deve-se esta obra ao comerciante Permínio Queiroz que visava um meio de transportar fibras de malva ali produzidas, já que esta era sua especialidade.

Gentílico: amarantino Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Amarante do Grajaú, pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, subordinado ao município de Grajaú.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Amarante do Grajaú figura no município.
Elevado à categoria de município com a denominação de Amarante do Maranhão, pela lei estadual nº 996, de 21-10-1953, desmembrado de Grajaú. Sede no antigo distrito de Amarante do Maranhão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Amarante do Grajaú para Amarante do Maranhão alterado, pela lei estadual nº 996, de 21-10-1953.


Fonte do Histórico: IBGE 


blog do oliveira: informe e se informe aqui >>>>dailtonac@hotmail.com
Anúncios e colaboradores:

O conteúdo d'BLOG DO OLIVEIRA é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

ATENÇÃO! Seu comentário está sujeito a aprovação do titular do Blog. Caso o comentário não contenha conteúdo ofensivo, com xingamentos e palavras de baixo calão com objetivo de ofender a terceiros, ele será prontamente liberado na pagina. Seu comentário NÃO representa a opinião do Blog e é de responsabilidade exclusivamente sua. Precisar-se, será utilizada a identificação por meio do IP para ter acesso a sua localização.
Compartilhe:
•SEJA PARCEIRO, ANUNCIE AQUI A SUA EMPRESA •

Copyright © | Direção: Dailton Oliveira | Blog do Oliveira | Suport/ 99 98271-8514