segunda-feira, 20 de março de 2017

BLOG DO OLIVEIRA: Amarante do Maranhão! projeto modelo escola militar é implantado em escola pública.

Amarante do Maranhão inicia ano letivo com uma novidade em escola pública. Um importante projeto foi apresentado para diretores, coordenadores, pedagogos e outros funcionários da educação na noite de quinta feira (16) no auditório do SISPUAMA em Amarante do Maranhão. A explanação do projeto foi ministrada pelo major Alan que está à frente da 3º companhia independente da policia militar de Amarante do Maranhão que em seu pronunciamento fez questão em dizer que é um projeto que sem duvida alguma não tem como dar errado, pois tem como exemplo outras instituições que  trabalhou este mesmo modelo de projeto e foi um sucesso, portanto acredita que Amarante também não será diferente. 
A escola escolhida para desenvolver o projeto foi à Escola Dilson Funaro situada no Bairro Industrial, um dos principais motivos da escolha é o fato da mesma ficar dentro do maior bairro da cidade onde recebe alunos também de outros bairros e até do centro do município, como também um quesito importantíssimo e fundamental para essa escolha foi o resultado do IDEB da própria escola que não é tão motivante, pois em 2015 a escola teve o IDEB 2,2, portanto em situação de alerta não alcançando assim a meta estabelecida que era de 3,3 como mostra na escala abaixo.
Com isso o secretário de educação do município Edilson Vieira preocupou-se em fazer algo pra reverter essa triste realidade e por esse motivo está dando total apoio ao projeto com a expectativa de que até em 2019 podem chegar a meta exigida que é de 3,8. “Quando assumi a pasta da Educação em Janeiro, uma das nossas metas seria mudar a realidade da Escola Dilson Funaro, por está situada em um Bairro muito grande e com muitos problemas de ordem social, fizemos um projeto de engenharia para mudarmos a estrutura da escola para assim receber o projeto e encontrar caminhos para resgatar valores éticos e morais perdidos ao longo dos anos dentro da "Escola" o que levou a Escola Dilson Funaro a ter a pior avaliação pelo IDEB, foi quando recebemos a visita do Comandante do 3° Batalhão dá PMMA, Major Alan, com um Projeto de Erradicação das Drogas na Escola - PROERDE, a ser desenvolvido dentro da Escola. Onde apresentamos o projeto a Prefeita Joice Marinho que se maravilhou com a iniciativa e deu seu aval de imediato. Sendo assim abrimos o espaço para expandir esse projeto adotando o mesmo sistema utilizado nas Escolas Militares, que por sinal teen os melhores indicativos entre as escolas do país, enfim, acredito que a Educação de Amarante nunca contou com um projeto de tamanha grandeza onde a comunidade do Bairro Industrial e bairros adjacentes só terão a ganhar na Educação de seus filhos como também na segurança e bem estar de todos, pois a Polícia Militar vai estar dentro da Escola e comunidades diuturnamente” afirmou Edilson Vieira.   
Também na noite de sexta feira (17) o quadro de funcionários da escola Dilson Funaro, escola escolhida, reuniram-se no prédio da mesma para ouvirem e entenderem como irá funcionar o traçado. Projeto que ganhou o nome de PROJETO ALVORADA INDUSTRIAL nome escolhido pelo Major da Policia Militar e mentor do prospecto, pois para ele o nome também tem haver com a realidade e expectativa acreditando que é possível um novo recomeço um novo amanhecer. O major também explica que disciplinas (regras), serão adicionadas a grade escolar dos estudantes entre elas, ‘bater continência e cantar o hino nacional antes das aulas será algumas das regras que vão fazer parte da escola. A escola contará ainda com o apoio de cincos policiais militares para fazer o acompanhamento disciplinar e dar segurança aos alunos e corpo docente da instituição.

Para o diretor a implantação do PROJETO ALVORADA INDUSTRIAL representa uma expectativa de melhoria dentro e fora da escola na vida das crianças, jovens e adolescentes os quais entenderam que na sociedade existem regras onde devem ser cumpridas. “Acredito que este projeto irá trazer uma melhor qualidade no ensino e um destaque positivo para o bairro a qual está localizada. Será este o primeiro passo pra uma grandiosa mudança onde a sociedade como um todo terá seus benefícios, assim como o primeiro emprego que irá incentivar ainda mais os jovens do bairro. Espero que em breve a escola tenha resultado positivo e que passe a ser procuradas por muitos, enfim nós como educadores estamos fazendo o nosso papel para com a sociedade”: Disse o diretor Welkson Sales.
O projeto empolgou professores que estão sentindo-se privilegiados por fazer parte de uma escola onde será implantado um modelo de ensino militar. O professor Everton dos Santos diz que: “A escola ganha um poio para que o processo ensino-aprendizagem seja efetivado com plenitude, no entanto, quem mais se beneficiará com a implantação desse projeto são os próprios alunos e a nossa sociedade. Os alunos porque serão acompanhados de perto pelos pais, professores e militares, terão também acesso a cultura, esporte e um ensino de qualidade. Nossa sociedade vai ganhar porque serão resgatados valores que há muito tempo foram perdidos que é o respeito ao próximo, o companheirismo e cumprimento das regras e normas. Torço que esse projeto dê certo e supere as expectativas”.
Autoridades como o vereador e também professor Netinho participou da apresentação do projeto e deu seu ponto de vista como pioneiro na área da educação. Sempre envolvido no meio educacional, já foi secretário de educação do município, trabalhou na parte administrativa pedagógica e sobre tudo na docência, diz está confiante numa educação de qualidade no município “A gente tem a esperança de ver uma educação melhor em nossa cidade à educação é a ferramenta mais importante no desenvolvimento de um povo de um cidadão de uma sociedade e a responsabilidade da educação é de todos, do poder público e da comunidade escolar que envolve pais, alunos, servidores da escola todos engajados de maneira sistêmica para que a educação possa funcionar bem. Vejo então uma possibilidade de todos num pacto para que a educação da escola Dilson Funaro, com agora esse projeto piloto possa funcionar de maneira eficaz. A educação tem dois aspectos, informal e formal a informal é essa que aprendemos em qualquer lugar e a formal é aquela que voce aprende dentro da escola obedecendo a normas e regras, portanto teremos vários desafios a enfrentarmos, porém a escola, a comunidade e população em geral irão ganhar com isso porque com certeza irão preparar e formar cidadãos para a vida dando assim orgulho aos seus pais que ficarão satisfeitos”. Explicou vereador Netinho.  
Dona Maria de Lourdes maradora da comunidade onde se localiza a escola e mãe de aluno da mesma diz ficar muita satisfeita com essa novidade, pois para ela já estava passando do tempo de ter uma escola com esse modelo de ensino e diz: “uma escola sem ordem forma uma sociedade sem controle”.
A previsão de inícios das aulas é para segunda feira (20), portanto hoje.


O projeto é uma parceria entre policia militar, Secretária Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Amarante do Maranhão.
BLOG DO OLIVEIRA ; Informe e se informe aqui >>>dailtonac@hotmail.com 
Compartilhe:
•SEJA PARCEIRO, ANUNCIE AQUI A SUA EMPRESA •

Copyright © | Direção: Dailton Oliveira | Blog do Oliveira | Suport/ 99 98271-8514